domingo, 14 de junho de 2009

Pogaca ou Pao Sérvio

Adoro visitar blogs de varios paises, viajar pelas diferentes cultura, e na minha opiniao,a maneira mais facil e gostosa de comecar e na culinaria. Ha dias visitei esse blog da Servia, que tem varias receitas interessantes, nao falo a lingua ,mas algumas das receitas ela passou pro ingles e ai sim,resolvi tentar essa.
E um pao muito comum na Servia,e em varios outros paises,Turquia,Croacia,Bulgaria ...
A massa e tao macia, facil de trabalhar,nem usei farinha na hora de abrir porque nao gruda.
Nao e doce,parece rosca mais nao e. Servido antes do jantar,como aperitivo, com pate,cream cheese, manteiga(pra nos brasileiros,rs). Parece complicado de fazer mas nao e,vou tentar explicar o melhor possivel.

Ingredientes para a massa:
700 gramas de farinha de trigo
250 ml de leite morno
125 ml de oleo
2 ovos
40 gramas de fermento fresco
1 colher(cha) acucar
2 colheres(cha) sal
Voce tambem vai precisar de:
100 gramas de margarina derretida
1 gema de ovo
1 colher(sopa) leite
Sementes de gergelim
Sementes de linhaca

Modo de fazer:
Jogue o acucar e o fermento no leite morno e deixe ate espumar. Adiciona o resto dos ingredientes e sove ate ficar uma massa lisa e macia(foto 1). Coloque a massa numa tigela,cubra com plastico ou pano e coloque num lugar sem corrente de ar,assim como dentro do forno(sem ligar,claro),ou o microondas. Deixe crescer por 30 minutos. Depois disso(foto 2) divida a massa pela metade. Uma dessas metades vc divide em 2 partes mas nao iguais,tire a ponta,que vai ser o centro do pao. Reserve. A outra metade,a maior de todas,vc vai dividir em 5 partes iguais. Cada parte dessa vc vai abrir em forma de disco com o rolo. Eu usei uma forma redonda e ja fui montando nela ,pra sair todas mais ou menos do mesmo tamanho. Cada uma desses 5 circulos de massa,tem que ser pincelado com a manteiga derretida,e entao coloca a outra por cima e assim sucessivamente,ate a ultima,que nao precisa da manteiga derretida e precisa ser um pouquinho maior que as outras,pra dobrar por baixo das outras. Com uma faca afiada,corte a massa em 8 partes( foto 3), mas nao ate o fim,deixando mais ou menos 1 cm . Dobre cada uma dessas partes pra tras (foto 4), deixando o centro livre. Faca a mesma coisa com a outra parte da massa(menos a ponta) e coloque no centro do pao. Corte tambem em 8 partes,prestando atencao onde cortar para que,quando vc dobrar as petalas, elas intercalem com as outras(foto 5). Agora,com o resto da massa,faca uma bolinha e coloque no centro(foto 6). Misture a gema com o ovo e pincele no pao. Salpique no centro sementes de linhaca e no resto do pao,salpique sementes de gergelim(foto 7) Cubra o pao e deixe por mais uns 20 minutos descansando e enquanto isso,ligue o forno, a 200 C. Depois dos 20 minutos,coloque o pao no forno e deixe assando por 10 minutos,e entao cubra o pao com papel manteiga,reduza a temperatura pra 180 C e deixe por mais 20 minutos.Retire o papel e asse por mais uns 7 minutos ou ate dourar. Depois de assado,retire do forno e cubra com um pano de prato ate esfriar um pouco. Prontinho!

18 comentários:

Magia na Cozinha disse...

Alessandra ficou super lindo e deve ser mesmo delicioso!
Vc disse que é fácil, mas parece bem trabalhoso. Eu morro de medo e rolo, hehe.
Parabéns pelo excelente resultado!
Bjs :)

Rosana disse...

Olá Alessandra, eu amo cozinhar ai de vez enquando eu entro nos blog de culinarria menina adorei o seu parabesn cada coisa fantastica esse pão da servia parece delicioso só não entendi em qual forma vc fez ela não tem altura não? Um abraço Rosana

Iliane disse...

Alessandra!!!! que coisa maravilhosa êsee pão..menina..deve ter dado um trabalho fazer não?mas..o resultado é fantastico..lindo!!!!!fiquei um tempão olhando essa arte!pois concorda comigo:é uma arte fazer!!parabens pela disposiçaõ..e..por tudo..bjus

Isa Lourenço disse...

Adorei conhecer o seu blog.

Tem muitas "coisas" boas.

Já a adicionei aos meus favoritos.

Bjos

Minja disse...

It's beautiful!!
I am so glad that you made it and liked it as well.
All the best to you and your friends.

Alessandra disse...

Claudia,essa massa e maravilhosa,nao gruda,acredita que nao usei farinha?
Rosana,eu usei uma forma redonda de mais ou menos 27 cm de diametro,a minha e aquela de aro removivel,mas tirei o aro,entao ficou como forma de pizza mesmo.Iliane,da um trabalhinho,mas ate que foi melhor do que imaginei...Isa,obrigado pelo carinho. Minja ,with your step by step instructions I was able to make it,otherwise it would be impossible. Thanks for sharing.

Luciana Macêdo disse...

Adoro pão, não consigo ficarsem eles, mas fazê-los é outro coisa. Eu até faço, mas não tanto quanto gostaria...mas este Pão Sérvio me pegou de jeito. Além deter ficado com um visual lindo, ele me parece muito gotoso, um Pão poderoso!
Bjs!

telma disse...

PARABENS !!! ESTA LINDA E APETITOSA NAO SEI SE CONSEGUIREI FAZER BJUSSS

Rosana Albuquerque disse...

Oi!!Amiga...
Que obra de arte!!!Vc é muito caprichosa.Deve ser muito bom..
Parabéns!!!
Beijão no coração..

Alessandra disse...

Telma,vc nao conseguir fazer esse pao?? Duvido!
Rosana, obrigado pelo Obra de Arte,mas esse pao nao e dificil de fazer nao,querida. Um abraco.

Naninha disse...

Menina que delicia esse pão, sem contar que fica muito bonito a apresentação!
Parabéns
Beijos

Sil disse...

Oi Alessandra, achei esse pão maravilhoso!!!!
Vou tentar fazer.
Ah!... O seu blog tbm é lindo!!!!
Bjs.

*-._.-* Anita *-._.-* disse...

Que pao...sera q eu fazendo consigo q fique assim, tao lindo???

bjsssssssss

Deia disse...

Oi! Também tenho um blog com receitas que goso de fazer. Ahceio o seu por acaso fazendo uma busca no google images sobre goiabada. Ai apareceu seua receita de rosca de goiabada!
Fui olhar suas receitas e adorei! Adorei essa aqui, vou tentar!
abraço

Nada como um dia apos outro disse...

Que lindo! Vc esta virando uma artista mesmo.

Priscila L. Beneducci Afonso disse...

Eu amei esse seu estilo de modelar o pão, com certeza vou fazer. Aqui no Brasil, o Pica-Pau passa todos os dias em 3 Horarios na Tv Record MG, eu tenho filhinha pequena, não aguento mais, ela já fala o dialogo no sofá antes da cema acontecer e não cansa de assistir. Lá no Pica-Pau tem a tal "almondegas suecas" do Leoncio (leão marinho), advinha o que vai nascer + rapidinho aqui em casa! Beijao querida, bom final de semana Priscila MG.

Isa Lourenço disse...

Olá Alessandra!!

Fiz esse pão e Adorei!!!
Visualmente é lindo e faz vistaça quando colocamos na mesa!!

Bjocas

日月神教-向左使 disse...

AV,無碼,a片免費看,自拍貼圖,伊莉,微風論壇,成人聊天室,成人電影,成人文學,成人貼圖區,成人網站,一葉情貼圖片區,色情漫畫,言情小說,情色論壇,臺灣情色網,色情影片,色情,成人影城,080視訊聊天室,a片,A漫,h漫,麗的色遊戲,同志色教館,AV女優,SEX,咆哮小老鼠,85cc免費影片,正妹牆,ut聊天室,豆豆聊天室,聊天室,情色小說,aio,成人,微風成人,做愛,成人貼圖,18成人,嘟嘟成人網,aio交友愛情館,情色文學,色情小說,色情網站,情色,A片下載,嘟嘟情人色網,成人影片,成人圖片,成人文章,成人小說,成人漫畫,視訊聊天室,性愛,正妹牆,情色視訊,愛情小說,85cc成人片,成人貼圖站